A herpes-zóster mais conhecida popularmente pelo nome de “Cobreiro” é uma doença pouco comentada mas bastante alarmante, merecendo uma atenção do paciente ao detectar os sintomas.
O vírus Varicela-Zóster é o causador da condição e também é responsável pela catapora, outra doença popularmente conhecida.
O cobreiro pode permanecer adormecido no indivíduo durante um tempo, sendo reanimado na idade adulta por inúmeros fatores como hipertensão ou o comprometimento do sistema imunológico.
Cerca de 30% dos pacientes afetados pela condição são pessoas acima dos 80 anos, mas pode ser detectado nos de meia idade e raramente em crianças.
Quando existe falta de imunidade causada por doenças crônicas ou níveis de estresse elevados, o quadro infeccioso volta e causa bolhas na pele e lesões avermelhadas ao redor.
Os membros, face e troncos são os mais afetados e as feridas são caracterizadas pelo segmento do nervo causando mais facilidade no seu diagnóstico. Além disso, outros sintomas notados são a dor de cabeça, febre, formigamento em partes do corpo e coceira e ardor no local afetado.
Para o seu tratamento a finalidade é parar a progressão da doença e tratar complicações que podem surgir com o caso, sempre tendo a orientação de um profissional de saúde.
É bastante comum o uso de antivirais efetivos contra a multiplicação da doença no organismo do paciente. Veja agora: