Gosta de salsicha? Você precisa saber como e do que é feita

A Vigilância Sanitária é a responsável por fiscalizar o ambiente e a produção de alimentos como a salsicha, que precisa seguir os padrões de qualidade do Ministério da Agricultura.

O sabor do produto é uma mistura de corantes artificiais temperos, restos de aves, miúdos, suínos, carnes, e substancias químicas para a conservação durante um longo período. 

É importante lembrar que as carnes não são de primeira, são sobras de outros cortes que iriam ser descartados. As carnes grudadas nas carcaças dos animais podem conter 60% da salsicha.

Os ingredientes são congelados e triturados até ficar uma massa homogênea. Depois desse processo o produto é colocado em tubos para ganhar forma. O cozimento e resfriamento do produto acontecem logo em seguida, junto com o banho de urucum que deixa a salsinha com aquela cor bem alaranjada.

É orientado que as salsichas sejam fervidas antes do consumo, mesmo com a garantia da fabrica de eliminação de microrganismos. Já saíram boatos de que o produto é feito com papelão, insetos e carne de cavalo.

Porém isso é uma grande mentira. Realmente o processo de produção da salsicha não é de dar água na boca, mas existem fiscalizações de qualidade, para que os alimentos possa ser consumido.

Scroll to Top